terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O corcunda de notre dame

Nome do autor:Victor Hugo
Nome do aluno: Bruna da silva Galvão. Nº: 02 7ºserie A

A 6 de janeiro de 1489,a cidade de Paris dividida da bem distintamente entre cidade,universidade e vila,acordou do repique de todos os seus sino.Começaram a festa das caretas.A primeira figura que apareceu na clarabóia,com os olhos crodeados de sangue,a boca aberta como a goela de um monstro,uma testa enrugadissama,desencadeou grandes gargalhadas.Todo ele era uma careta.Uma cabeça enorme,de cabelos ruivos eriçados, e quase sem pescoço.Entre os ombros,uma grande corcunda.Com toda essa disformidade,Era forte,vigoroso,mostrando coragem e agilidade.O padre gostava muito da esmeralda e ele falou para ela:
_Se você pronunciar o nome febo,eu farei algo que será terrível.Não abra esta boca,não me fale se vai dizer que me odeia,porque eu amo você.Depois correndo,levou-a consigo até a forca.Po favor diga uma palavra de bondade!
_Você è um assassino.
_È isso que me diz!
Então morre.
Gùdula,aqui tem a cigana.Segure-a bem você a verá sendo enforcada.Robou minha filha.Aì está o que me fez.
Eles estão vindo.Me deixe fugir.Não quero morrer assim.
_Devolve minha filha primeiro.
_Deixe-me ir pelo amor de deus!
_Quero minha filha.
_Ah!-falou a cigana.-A senhora procura sua filha,eu procuro meus pais!
A gùdula era a mãe da cigana com a mãe do lado para a forca.E o corcunda ficou olhando de longe porque não tinha o que fazer mais para salvala.Então ele sumiu.
E a esmeralda morreu e o corcunda tanbèm.A esmeralda morreu enforcada e o corcunda não;ninguém sabe como ele morreu.
Mas o corcunda ele foi no cimiterio onde a cigana tava enterrada e ali ele ficou e morreu.Porisso que ninguém sabe como ele morreu.E quando um homem desenterro os corpos e viu que eles estava abraçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário