segunda-feira, 1 de dezembro de 2008




O Primo Basílio.

Na cidade de Lisboa em uma casinha muito aconchegante havia um casal Luisa e Jorge, eles tinham duas empregadas que se chamavam Juliana e Joana. Luisa não gostava de Juliana achava-a imprestável, mas seu marido achava que era implicância e preferia deixa-la trabalhando em sua casa.
Um dia Jorge foi convocado a ir a cidade de Alentejo a trabalho,e nesse período que esteve viajando chega a cidade Basílio primo de Luisa,que resolve ir visitá-la e a relembra da época em que foram namorados, e com seu “charme” seduz Luisa. Eles começam a ter um romance e a se encontrarem freqüentemente em um lugar que Basílio apelidou de “Paraíso”.
E nesse período começou a haver boatos e para evita-los os dois começaram a se comunicar por cartas. Foi quando a empregada Juliana as encontra e ameaça Luisa, e diz que se ela não lhe entrega-se os 600mil reais ela iria entregar as cartas a Jorge.Luisa vai falar com Basílio mas ele não tinha dinheiro e descobre que ele iria precisar partir.Luisa desesperada pede um prazo a Juliana , mas durante esse prazo ela teria de fazer todos os serviços domésticos.
E nisso Jorge volta de viagem mas não imagina nada o que houve e o que esta havendo.
Até que Luisa tem a idéia de pedir ajuda a Sebastião um amigo íntimo da família.Sebastião vai até a casa dos dois enquanto não se encontravam e pressiona Juliana a devolver as cartas se não iria prende-la, mas Juliana não agüentou a ameaça e teve um ataque cardíaco e acaba falecendo, quanto às cartas foram destruídas.
Quando Luisa acha que está tudo acabado algo a surpreendi, Basílio lhe escreve uma carta onde Jorge a lê e nela relatava tudo o que havia acontecido no “Paraíso”.Jorge vai tirar satisfação com Luisa que sobre pressão adoenta-se começa a ter convulsões e enxaquecas, os médicos tiveram de cortar seus longos cabelos louros para haver melhor a infiltração das compressas d’água, mas Luisa não resistiu e faleceu depois de dois dias de agonia. Seu enterro ocorreu logo.
Jorge foi passar um tempo na casa de Sebastião, pois não conseguia ficar na casa onde tivera muitas lembranças.
Basílio volta a cidade de Lisboa e descobre que Luisa havia falecido, mas não se comove, pelo ao contrario fica revoltado por ficar sem amante e pensa que deveria ter trazido Alphonsine uma das amantes que tivera em uma das suas viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário