segunda-feira, 1 de dezembro de 2008


Obra: Negrinha
Autor: Monteiro Lobato
Nome: Camila Gregório Nº10

Negrinha

Negrinha, uma pobre órfã e negra que perdeu a mãe aos sete anos de idade, e fico morando com a patroa de sua mãe dona Inácia uma senhora gorda, rica e odiava crianças por causa do choro. O prazer dela era bate, belisca, tortura a pobre Negrinha.
Estava chegando as férias de dezembro e as duas sobrinhas de dona Inácia estava para chegar. Ela manda Negrinha para seu canto, um lugar no chão da cozinha, e disse para não sair de lá. A única vez que se divertia era quando o cuco saia do relógio, e falava ``Cuco´´ ela sorria por dentro. As sobrinhas de dona Inácia chegaram pareciam dois anjos, olhos azuis, cabelos dourados e cacheados, Negrinha ficou encantada pois nunca viu nada parecido, chegou uma mala com os brinquedos delas. Uma delas tiro uma boneca, os olhos de Negrinha brilha ao ver nunca tinha visto uma boneca, ela se esqueceu de todo mal que dona Inácia já havia feito a ela e foi brinca com a boneca. As meninas deu a boneca pra ela, a felicidade não cabia no peito. De repente dona Inácia chega, Negrinha ficou assustada e tremula, mas pela primeira vez na vida viu dona Inácia daquele jeito, e ela disse:
_ Vá brinca no quintal mais toma cuidado.
Negrinha brincou, brincou e brincou. No dia seguinte as meninas foram embora e Negrinha ficou sozinha de novo. Depois de um tempo negrinha caiu em depressão e morreu no canto no chão da cozinha, e dela ficou apenas duas impressões.
Uma cômica na memória das meninas ricas.
_ Lembras-te daquela bobinha da titia, que nunca vira boneca?
Outra saudade, no nó dos dedos de dona Inácia.
_ Como era boa para um cocre!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário